O prefeito Jorge Pozzobom (PSDB) esteve em Brasília nesta terça-feira (14), oportunidade em que fez a primeira visita oficial ao deputado licenciado Paulo Pimenta (PT) depois que ele assumiu como ministro-chefe da Secretaria da Comunicação Social da Presidência. Junto, acompanhou o prefeito de Júlio de Castilhos, Bernardo Dalla Corte.
Foto: Lucas Leffa (Divulgação)
Na reunião, Pozzobom pediu a ajuda de Pimenta para resolver trâmites burocráticos que barram a liberação de recursos federais para obras em andamento na cidade. Como a prefeitura lançou licitação para a quarta etapa do Centro de Eventos e não teve interessados para fazer a obra, os valores referentes a essa fase não foram liberados. Contudo, a situação cria embaraços ao Executivo, uma vez que, devido a esse impasse, há um portaria ministerial que impede a liberação de verbas para outras obras na cidade.
Em sua rede social, o prefeito de Santa Maria postou uma foto do encontro. “Estivemos em uma agenda de trabalho com o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da presidência, Paulo Pimenta. Na reunião, tratamos de alguns entraves burocráticos de verbas federais que estão trancadas e são fundamentais para a continuidade de obras em Santa Maria e região, entre elas, a Travessia Urbana. Independentemente de qualquer ideologia política partidária, nós governamos para todas as pessoas da cidade e, claro, eu sempre vou lutar pelos nossos interesses”, escreveu Pozzobom, que tem uma relação republicana com o ministro. As emendas destinadas por Pimenta à cidade são, normalmente, discutidas com a prefeitura sobre a melhor utilização dos recursos.
No encontro, Pimenta, além de prometer ajudar sobre os entraves da portaria ministerial, defendeu a necessidade da retomada de obras relevantes para a Região Central. “É extremamente importante a inclusão dos municípios no Mãos à Obra, que cataloga as obras paralisadas, anunciadas pelas prefeituras, em ordem de chegada. A viabilização de recursos ocorre a partir do conhecimento do governo federal destas demandas”, esclareceu o ministro, que destacou também a importância da conclusão da Travessia Urbana e acenou com a possibilidade de um projeto complementar para recuperar a Rua Duque de Caxias, danificada pelo grande fluxo de veículos.